Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade: Investigações em Contextos Culturais: O Grupo de Pesquisa Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade: Investigações em Contextos Culturais, liderado pelo professor Elder Cerqueira-Santos e vice-líder Profa. Dra. Rejane L. V. O. Johann, foi fundado em 2010. O grupo conta com mais dois professores associados, Prof. Dr. Diogo C Ferreira e Profa. Margarida M. S. Britto de Carvalho, e possui quatro principais linhas: Sexualidade e Gênero (no qual de insere o Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Sexualidade Humana – SexUs); Investigação da personalidade em contextos culturais; Comportamento Humano em Dilemas Sociais; Adaptação e validação de instrumentos de avaliação psicológica. O grupo tem como foco a realização de pesquisas empíricas com populações em situações atípicas de desenvolvimento. São avaliados aspectos de resiliência, indicadores de risco e de proteção, sob o enfoque da Abordagem Ecológica do Desenvolvimento Humano, da Psicologia Positiva, e da Análise do Comportamento ao longo de todo o ciclo vital. Os objetivos principais são: produção de pesquisa e divulgação do conhecimento; extensão, com a permanente intervenção e devolução dos resultados da pesquisa para a comunidade em geral. Informações adicionais: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6583518563993894; eldercerqueira@yahoo.com.br
Sociedade e Cultura: O Grupo de Pesquisa “Sociedade e Cultura”, liderado pela professora Maria Augusta Mundim Vargas, foi criado em 2004. Atua no âmbito da Geografia Cultural com linhas de pesquisa que privilegiam interfaces entre Cultura, Sociedade, Representações Sociais, Sustentabilidade, Turismo, Patrimônio Material e Imaterial. Mantém grupo de estudos em que paradigmas e procedimentos da realidade socioespacial são discutidos, contribuindo com o desenvolvimento de abordagens teórico-metodológicos sobre Território, Manifestações Culturais, Paisagens, Cotidiano, Representações Sociais, Identidade, Percepção, Cartografia e Indicadores Culturais. Tem atuante participação em congressos e eventos científicos e permanente orientação de teses e dissertações. O grupo de pesquisa consolida-se em 2004, com a execução do projeto “Avaliação socioeconômica de áreas sob influência da Indústria do Petróleo”, firmando sua repercussão nos planos social e político com o convênio CENPES/PETROBRAS. Ao longo desse período executou projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, este em parceria com a UFC e UFG e outros com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Apoio a Pesquisa e Extensão de Sergipe (FAPESE), Odebrecht Ambiental e Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). Organiza e realiza os eventos Ciclo de Palestras e o Seminário Tempos e Espaços da Pesquisa Qualitativa; em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura o Simpósio do Encontro Cultural de Laranjeiras; em parceria com a Prefeitura de Japaratuba a Jornada de Estudos Arthur Bispo do Rosário.
Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero: O Grupo de pesquisa: Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero, liderado pela professora Maria Helena Santana Cruz, foi criado em 1992, funciona na UFS e se constitui como um pólo dinâmico da pesquisa sobre questões da transversalidade de gênero na produção do conhecimento no Estado e estimulam a formação de um coletivo de mestres e doutores com o objetivo de aprofundar o conhecimento científico sobre as relações entre os processos educacionais, extrapolando os saberes estritamente disciplinares. São abordados temas, tais como: diferenças socioculturais, gênero, violência, relações de trabalho e sociedades contemporâneas. É disponibilizada à comunidade a produção de livros, capítulos, teses, dissertações, monografias de conclusão de cursos e artigos em periódicos especializados. Os pesquisadores organizam eventos, participam de conselhos editoriais de periódicos científicos e de comitês nacionais de políticas públicas. Informações adicionais: helenacruz@uol.com.br
Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo (Vivarium): O Grupo de Pesquisa Vivarium – Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo (UFS), liderado pelos professores Bruno Gonçalves Alvaro e Alfredo Julien, foi criado em 2012. O Vivarium – Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo é um grupo de pesquisa inserido no Departamento de História e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Sergipe. Tendo como principal iniciativa proporcionar a consolidação da pesquisa acadêmica de História Antiga e Medieval no estado de Sergipe, o grupo contribui para a formação de profissionais de História no âmbito regional, como também, fortalecer estas áreas de ensino, pesquisa e extensão na referida IFES. Buscando contemplar a diversidade temática da História Antiga e Medieval, o grupo se desdobra em cinco linhas de pesquisa que visam abarcar desde a graduação até a pós-graduação strictu sensu em História. Contudo, sem ignorar a interdisciplinaridade, em especial, com as áreas de Humanidades. O Vivarium (UFS) é parte integrante de uma rede vinculada a três núcleos de pesquisa sobre a Antiguidade e o Medievo, o Núcleo Nordeste – composto, além da UFS, pela UFBA, UFAL e UFPB; o Núcleo Centro-Oeste – composto pela UFMT; e o Núcleo Norte – composto pela UFAM, UFPA, UNIFAP e UFOPA o Núcleo Sudeste – composto pela UFTM. Informações Adicionais: www.vivariumhist.com; Página Institucional no Facebook; Twitter; E-mail do Líder do Grupo de Pesquisa: brunoalvaro@ufs.br
Sócio-antropologia dos Patrimônios, Museus e Acervos: O Grupo de Pesquisa Sócio-Antropologia dos Patrimônios, Museus e Acervos (GPMUSAS), liderado pelo professor Clovis Carvalho Britto, foi criado em 2014 e está vinculado ao Departamento de Museologia. O grupo conta com pesquisadores da UFS e de diversas universidades brasileiras nas áreas de Museologia, Ciências Sociais e História, com projetos associados às linhas de pesquisa “Museus, memórias e coleções” e “Patrimônios culturais: saberes, fazeres e poderes”. A produção acadêmica decorrente desses estudos resultou em diversos artigos publicados em periódicos especializados, trabalhos apresentados, principalmente, em eventos científicos nacionais e internacionais com divulgação em anais, livros e capítulos de livros, com destaque para pesquisas sobre religiosidades, arte e patrimônio cultural. As ações desenvolvidas promovem estudos teóricos sobre os patrimônios culturais, destacando manifestações do catolicismo popular e das religiões afro-brasileiras, a literatura, os museus e os acervos documentais relacionados aos bens culturais tangíveis e intangíveis. Como estudos de caso, os pesquisadores têm problematizado a trajetória da museologia em Sergipe; a patrimonialização de tesouros humanos vivos; as interfaces entre mulheres e expressões artísticas a partir da análise de repertórios expográficos; os patrimônios e acervos relacionados ao catolicismo popular e a matriz africana em Sergipe e em Goiás. Informações adicionais: Telefone: (79) 32812939.
Relações Sociais em Contextos Urbanos: O Grupo de Pesquisa Relações Sociais em Contextos Urbanos, liderado pela professora Marley Rosana Melo de Araújo, foi criado em 2008. O grupo de pesquisa pretende alinhar estudos e pesquisas em áreas da Psicologia Social (quais sejam, organizações, ambiental, trânsito, escolar), a fim de fomentar uma discussão intra e interdisciplinar acerca de fenômenos e problemáticas psicossociais ocorridos em diversos contextos urbanos. Trata-se de uma iniciativa de fomento à produção de conhecimento básico e aplicado, com proposta investigativa e interventiva. Traduz-se, também, como instrumento de formação e qualificação de pesquisadores de diversos níveis e âmbitos (professores universitários, alunos de pós-graduação, alunos de graduação e profissionais atuantes nos contextos citados), de forma a colocar em prática a transversalidade da produção de conhecimento. Assentado no tripé educacional ensino-pesquisa-extensão, pretende colaborar para a melhoria da formação de novos profissionais através da oportunização de atividades como: a oferta de disciplinas que veiculem o conteúdo estudado no grupo de pesquisa; o estímulo à participação dos alunos em atividades de monitoria de disciplina, iniciação à pesquisa e à extensão, apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais e internacionais com divulgação em anais; publicação de artigos em periódicos especializados e capítulos de livros; discussões teóricas e execução de pesquisas. Informações Adicionais: marleymeloaraujo@gmail.com
Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação (APOGEU): Grupo de Pesquisa em Avaliação, Política, Gestão e Organização da Educação – APOGEU, liderado pelas professoras Heike Schmitz e Gracyanne Freire de Araujo, foi criado em 2009. O Grupo de Pesquisa APOGEU desenvolve pesquisas no campo da avaliação, da política, da gestão e da organização da educação, compreendendo a multidirecionalidade e a multiplicidade de atores envolvidos na formulação, implementação e avaliação da política pública e nos diferentes contextos educativos. Busca privilegiar estudos que tragam possibilidades de reflexão sobre as políticas públicas de educação, em destaque, estudos sobre o estado de Sergipe. O grupo é composto por professores da Universidade Federal de Sergipe, estudantes de cursos de graduação e curso de programas da pós-graduação (mestrado e doutorado), como também, de educadores de redes municipal e estadual. Os membros atuam em seguintes linhas de pesquisas: Desenvolvimento organizacional de escolas, Empreendedorismo e inovação, Policy Analyse, e Utilização de indicadores na elaboração e gestão de políticas públicas educacionais. Informações Adicionais: www.apogeu.ufs.br; apogeu.org; E-mail: apogeu.pesquisa@gmail.com
Clínica Psicanalítica e Cultura Contemporânea: O grupo de pesquisa Clínica psicanalítica e cultura contemporânea, liderado pelos professores Eduardo Leal Cunha e Daniel Menezes Coelho, foi criado em 2006. O grupo pretende explorar as interseções entre as práticas clínicas na psicologia e na psicanálise e os campos da cultura e da sociedade a partir de uma investigação das relações entre os processos de subjetivação e os modos de organização social, com ênfase na leitura da contemporaneidade a partir de uma perspectiva ética. Para tanto, valoriza-se o diálogo entre diferentes autores e perspectivas teóricas e o caráter inter e multidisciplinar das pesquisas. Os integrantes do Grupo estão ainda vinculados ao GT Psicanálise, subjetivação e cultura contemporânea, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia e vêm desenvolvendo atividades de cooperação e intercâmbio com a Escola Doutoral de Psicanálise e Psicopatologia da Universidade de Paris – Diderot. Informações Adicionais: dudalealc@gmail.com; daniel7377@gmail.com
Educação e Contemporaneidade (EDUCON): O Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade (EDUCON), liderado pelos professores Veleida Anahí da Silva e Bernard Charlot, foi criado em 2007, com base em atividades iniciadas em 2004. Seu ponto de partida foi um projeto de extensão, aprovado no edital da PROEX; a seguir sugiram várias outras atuações que levaram a importantes implantações no o cenário local, nacional e internacional. Em 2007, aconteceu o primeiro Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade (EDUCON) e já está na sua 8ª edição anual, realizada em 2014. Em 2008, EDUCON elaborou, implantou e habilitou o programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/NPGECIMA, que já formou numerosos mestres. Ele participa, também, do programa de Pós-Graduação em Educação/PPGED. O Grupo desenvolve pesquisas sobre Educação e Contemporaneidade organizadas em várias linhas de pesquisas: “Relação com o saber”, “Juventude, Trabalho e Educação”, “Ensino de Ciências e Matemática na Educação Básica e no Ensino Superior” e “Formação de professores na contemporaneidade”. O Grupo divulga os resultados dos estudos e pesquisas através de publicações pessoais ou coletivas, em periódicos impressos e on-line, e-books, livros, livros organizados, numerosos capítulos de livros e trabalhos publicados em eventos (locais, nacionais e internacionais). O EDUCON se tornou, também, uma escola de formação de pesquisadores (mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos) e de trocas entre pesquisadores iniciantes e veteranos. As atuações ampliadas tem como foco contribuir com as implantações de políticas públicas voltadas para a educação, visando o fortalecimentos da qualidade da educação básica e Superior. O Grupo Educação e Contemporaneidade mantêm relações de colaboração e publicação internacionais, em particular com França (universidade de Paris 8 e ESPE de Rouen), Portugal (universidades de Lisboa e Porto), Argentina (universidade de La Plata) e Uruguai (universidade de la República, em Montevidéu).
Formação e Atuação de Educadores – Interação/CNPq: O grupo de pesquisa Formação e Atuação de Educadores – INTERAÇÃO, liderado pelo Professor Luiz Anselmo Menezes Santos, teve suas atividades iniciadas no dia 27 de agosto de 2012. As pesquisas empreendidas pelo grupo abrangem as investigações sobre didática e práticas pedagógicas a partir de diferentes olhares, bem como, os saberes conceituais e práticos que envolvem a formação de educadores que atuam em espaços formais e informais de educação. As atividades do grupo compreendem reunião de estudos, discussão dos projetos de pesquisa em andamento, realização e participação em eventos científicos. A produção acadêmica decorrente desses estudos tem resultado na publicação de diversos artigos em periódicos especializados, anais e trabalhos apresentados, servindo como base na formação de Mestres e Especialistas na área de Educação. Contatos do grupo: anselmomenezes@ufs.br
Desenvolvimento, Saúde e Políticas Coletivas: Este grupo multidisciplinar foi criado em 2008, pelas professoras Elza Francisca Corrêa Cunha e Margarida Maria Silveira Britto de Carvalho, do Departamento de Psicologia e, atualmente, conta com a professora Elizabete Lustosa Costa e treze discentes. As investigações contemplam duas linhas de pesquisa: Psicologia Comunitária e Saúde. Nesta última são investigados bebês prematuros e suas mães de uma maternidade pública de Aracaju. Entre os objetivos dos trabalhos destacam-se: construir o perfil sociodemográfico das mães de prematuros; analisar características emocionais dessas mães; a partir de grupos focais, trabalhar, psicologicamente, as emoções e os sentimentos ligados ao nascimento prematuro e à internação do filho; avaliar o desenvolvimento de uma amostra de crianças nascidas prematuramente e, ainda, construir um instrumento informativo para a família após a alta dos prematuros. Quanto aos objetivos dos trabalhos comunitários, assinala-se a promoção do nível políticocultural dos moradores de uma comunidade de baixa renda de Aracaju. Entre diversas ações, são realizadas atividades de grupo com crianças no sentido de desenvolver habilidades socioambientais, motoras, escolares e culturais. As ações do grupo de pesquisa têm gerado trabalhos de apresentação em congressos, artigos científicos, capítulos de livros e a elaboração de um livro que relata as experiências na maternidade. Informações Adicionais: elzafrancisca@gmail.com
Culturas, Identidades e Religiosidades: O Grupo de Pesquisa Culturas, Identidades e Religiosidades (GPCIR), liderado pelo professor Antonio Lindvaldo Sousa, foi criado em 11 de junho de 1997, com início em Julho do mesmo ano. O grupo objetiva desenvolver projetos associados às seguintes linhas de pesquisa: “História, Religiões e Religiosidades”; “História, Patrimônio e Identidades”; “Memórias e Histórias de Sergipe”; “Ensino de História”. A produção acadêmica decorrente desses estudos tem resultado em diversos artigos publicados em periódicos especializados e trabalhos apresentados, principalmente, em eventos científicos nacionais e internacionais, a exemplo do GT de História das Religiões e das Religiosidades (ANPUH) e da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), com divulgação em anais, servindo, inclusive, de estímulo à formação de Historiadores, Mestres e Doutores. Dentre essas produções, destaque para o livro “O Pulso de Clio” (2012), organizado por seu líder. O GPCIR também se destaca pela realização de eventos locais e nacionais, tais como: o Simpósio Nacional Anônimos na História (bianual; o Colóquio do GPCIR (bianual); a Semana de Educação Patrimonial; e o Seminário Nacional de História da Igreja Católica. O GPCIR desenvolve ainda Ciclos de Estudos, com os seguintes temas: Jesuítas em Sergipe; Sertão Tem História; Sociedade e Cultura do Açúcar. Atualmente, desenvolve dois projetos: 1) “Em Nome da Fé e Diante das Vicissitudes Históricas...”: Imprensa Cristã e Artigos de Cristãos nos Jornais Laicos Sergipanos”; 2) Massapê: memórias, engenhos e comunidades da microrregião da Cotinguiba/SE (nessa primeira versão priorizamos Rosário do Catete). Informações Adicionais: antoniolind@gmail.com; franklinmonteiro@oi.com.br
Grupo de Estudos Sobre o Conhecimento e a Ciência – GE2C: O Grupo de estudos sobre o Conhecimento e a Ciência, GE2C, desenvolve pesquisas interdisciplinares sobre a natureza do conhecimento em geral e o conhecimento científico em particular. Especificamente, o Grupo tem por objetivo investigar os processos criativos de construção e validação do conhecimento, e a sua codificação e estruturação na linguagem, abordando essas tarefas do ponto de vista da Filosofia da ciência, da História da ciência, da Epistemologia e da Filosofia da linguagem. Liderado pelo professor Sergio Hugo Menna, e integrado por professores da UFS e de outras Universidades brasileiras, o Grupo teve seu início em 2007. O GE2C tem estabelecido contatos e intercâmbios acadêmicos com professores e grupos de pesquisa de Universidades do Brasil, da Argentina, Chile, México, Espanha e Portugal. O GE2C realiza Seminários periódicos e Colóquios anuais com o propósito de fortalecer a pesquisa e a formação de graduandos e pós-graduandos na UFS. Informações Adicionais: sermenn@hotmail.com
Estudos Culturais, Identidades e Relações Interétnicas (GERTS): O Grupo de estudos culturais, identidades e relações interétnicas (GERTS), liderado pelo Professor Frank Nilton Marcon, foi criado em 2006. É um grupo de pesquisa interdisciplinar e está ligado às linhas de pesquisa do Departamento de Ciências Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Programa de PósGraduação em Antropologia e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, da UFS. Envolve professores, pesquisadores e alunos destas áreas. O foco de nossos estudos é a reflexão sobre processos identitários e manifestações de identidade e diferença em múltiplas expressões e espaços, concentrando-se sobre temas como: juventudes, relações de poder e estilos de vida; diásporas, movimentos migratórios e populações africanas; estética e política através das expressividades artísticas (arte pública, literatura, música, cinema); relações raciais e interétnicas pelos viés das contradições sociais, dos estudos culturais, dos estudos sobre poder e políticas públicas. Informações Adicionais: frankmarcon@oi.com.br; http://www.gerts.com.br/ http://dialogosantropologicos.blogspot.com.br
Saberes Escolares e Práticas Pedagógicas para Educação de Jovens e Adultos: O Grupo de Pesquisa: Saberes Escolares e Práticas Pedagógicas para Educação de Jovens e Adultos (SEPPEJA), liderado pela professora Maria Josefa de Menezes Almeida, foi criado em 2012. O SEPPEJA iniciou suas atividades como grupo de estudo em junho de 2009. Seu principal objetivo é desenvolver projetos e ações associadas à linha de pesquisa: “Formação Docente para EJA”. A produção acadêmica decorrente de seus estudos iniciais em torno do referido tema resultou em diversos artigos publicados em periódicos especializados e trabalhos apresentados, principalmente, em eventos científicos nacionais e internacionais com divulgação em anais, servindo, inclusive, de estímulo à produção de Monografia, TCC, Dissertação e Tese, resultados de trabalhos de graduados, mestres e doutores. Ações desenvolvidas para específica formação para a atuação do docente na Educação de Jovens e Adultos se constituem em campo de ação desse grupo, contribuindo para a reversão do estado inócuo dos estudos na área no país e, em especial, no estado de Sergipe, despertando a atuação da sociedade e dos governantes para acompreensão da real necessidade de investimentos na referida área. Informações Adicionais: http://seppeja.blogspot.com.br/ seppeja@hotmail.com / Facebook.
Grupo de Pesquisa e Estudos de Alfabetização, Discursos e Aprendizagens (GEADAS): Este grupo de pesquisa, liderado pelo professor José Ricardo Carvalho da Silva, foi criado em 2009. Realiza investigações de cunho interdisciplinar sobre os discursos e as práticas voltadas para o ensino da leitura e da produção textual na Escola Básica, tomando como base os estudos da linguagem, em uso, sob a perspectiva da Teoria da Enunciação fundamentada no filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin. O objetivo do grupo é a promoção de reflexões que estimulem o avanço do trabalho pedagógico no âmbito das diferentes linguagens, considerando seus aspectos linguísticos e discursivos que contribuem para formulação de sentido dos textos na sala de aula. Para tanto, este grupo dedica seus estudos nos seguintes temas: oralidade, escrita e processos de ensino-aprendizagem da língua materna e libras; história e discursos das práticas alfabetizadoras no âmbito da Educação Básica; Alfabetização, Letramento, Gêneros Textuais e Sequencia Didática na sala de aula. O grupo procura estabelecer relações entre o campo conceitual construído no universo acadêmico com as práticas de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. O grupo realiza a divulgação de pesquisas da área para todo Brasil por meio SENAL (Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento). O grupo organiza este evento, bianualmente, no estado de Sergipe. Além disto, o GEADAS articula ações entre a pesquisa, a extensão e o ensino, promovendo reflexões que tenham uma repercussão direta sobre o fazer pedagógico do professor, retroalimentando o universo teórico das pesquisas com dados empíricos coletados do cotidiano escolar situado no estado de Sergipe. Informações Adicionais: (79) 9937-3669/(79) 8879-2013.
Poder, Cultura e Relações Sociais na História: O Grupo de Pesquisa Poder, Cultura e Relações Sociais na História (CNPq-UFS), liderado pela Professora Célia Costa Cardoso, foi criado em 2012, vinculado ao Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História (DHI/PROHIS). Ele nasceu de uma iniciativa coletiva dos docentes e discentes inscritos na Linha de Pesquisa Poder e Relações Sociais, com o objetivo de promover a investigação científica no campo da relação Estado e Sociedade e de facilitar a integração acadêmica entre estudantes do mestrado e da graduação. O grupo funciona como um fórum de debates, permitindo inserir estudos históricos específicos de seus participantes em áreas mais amplas e transversais do poder, da cultura e das relações sociais. Busca-se, dessa forma, congregar investigações referentes às relações socioculturais e do poder em suas mais abrangentes manifestações históricas ou historiográficas; estudos que enfatizem as múltiplas formas pelas quais os indivíduos se organizam, se relacionam, dominam, resistem e negociam ordens sociais, econômicas e políticas, em distintos tempos históricos e nas diferentes perspectivas teóricas emetodológicas de abordagens. Nesse Grupo estão contempladas, assim, pesquisas sobre: relações de classe e de trabalho, escravidão, problemas étnico-raciais e movimentos sociais urbanos e rurais. As ações desenvolvidas pelo Grupo concentram-se na organização de eventos científicos, orientações de pesquisa, fórum de debates de textos individuais e obras historiográficas, entre outras, que resultaram em publicações de livros e diversos artigos científicos e em apresentações de pesquisas em eventos nacionais e internacionais, com divulgações emanais. Por fim, os docentes envolvidos, oriundos da UFS, UFBA, UFPE, UFAL e UNEB, incentivam e estimulam a formação de novos pesquisadores capacitados para atuar em diversas áreas do saber. Informações Adicionais: celiacardoso@ufs.br
Educação Científica: O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica, liderado pela professora Lívia de Rezende Cardoso, iniciou suas atividades em 2008 com o intuito de apoiar os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Ensino de Ciências e Biologia – LecBio. Ao longo dos anos, suas ações foram ampliadas e adaptadas de acordo com os objetivos do seu grupo de pesquisadores/as. Atualmente, este grupo visa promover pesquisas no campo da Educação Científica, abrangendo o cotidiano escolar, práticas não-formais de educação, diferentes níveis de ensino e variados artefatos culturais. Para pensar a ciência como uma prática cultural, seus/as pesquisadores/as fundamentamse em diferentes estudiosos da área de Humanas e utilizam-se de múltiplas categorias analíticas, tais como corpo, gênero, sexualidade, raça/etnia, classe social, subjetividade, entre outras. O grupo tem como princípio a leitura e a discussão de textos relevantes ao processo de produção de conhecimento, assim como, a construção de textos coletivos, mediante pesquisas realizadas por docentes e discentes. Informações Adicionais: livinha.bio@gmail.com
Práticas Educativas e Aprendizagem na Educação Básica – GPEA: O Grupo de Pesquisa Práticas Educativas e Aprendizagem na Educação Básica (GPEA), liderado pela Professora Adjane da Costa Tourinho e Silva, foi fundado em 2006 e reeditado em 2010, passando nesta época a adotar o seu nome atual. O grupo desenvolve pesquisas sobre as relações entre ensino e aprendizagem em salas de aula do ensino fundamental e médio, de diferentes disciplinas, buscando analisar as contribuições de distintas propostas didáticas para aprendizagem de conceitos e habilidades pelos alunos. O interesse recai nos aspectos interativos e discursivos das relações entre professores e alunos e entre alunos, bem como, nos aspectos cognitivos, afetivos e éticos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Formado por pesquisadores que, em sua maioria, estão inseridos na Educação Básica, em diferentes campos do conhecimento, o grupo tem elaborado e analisado propostas interdisciplinares de ensino, em que os conteúdos são desenvolvidos em relação a questões sociais e ambientais. Os resultados de suas pesquisas são expandidos aos professores atuantes e em formação, estudantes de licenciatura e demais segmentos da comunidade pedagógica do estado, em cursos, oficinas e eventos científicos promovidos regularmente. A produção acadêmica resulta ainda em artigos publicados em periódicos especializados e trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais, contribuindo, deste modo, para fomentar a reflexão sobre a educação básica. Informações Adicionais: adtourinho@terra.com.br; Telefone: 2105-6933.
Disciplinas Escolares: História, Ensino, Aprendizagem (DEHEA): O grupo de pesquisa Disciplinas Escolares: História, Ensino, Aprendizagem (DEHEA), liderado pelos professores Eva Maria Siqueira Alves e Fábio Alves, foi criado em 2006. Tem por objetivo investigar as diferentes disciplinas escolares e acadêmicas com ênfase na história de suas configurações nos estudos secundários e superiores (século XIX e XX) e o processo de ensino aprendizagem desenvolvido nesses campos. Investiga-se a história das instituições educacionais e os intelectuais atuantes nessas disciplinas, voltando ainda a atenção para as pesquisas dentro da área da Educação Matemática. O grupo DEHEA conta com a participação de alunos dos cursos de Pedagogia, História e Matemática, alunos do Mestrado e Doutorado em Educação, professores das Redes Federal, Estadual, Municipal de Ensino e da Universidade Federal de Sergipe. Informações Adicionais: evasa@uol.com.br
Processos Identitários e Poder (GEPPIP): O Grupo de Estudos e Pesquisa Processos Identitários e Poder, liderado pelo professor Marcelo Alario Ennes, teve origem em 2010, resultado do acúmulo das atividades de pesquisa e orientação em nível de graduação e pós-graduação desenvolvidas desde 2007 e que envolviam alunos e orientandos dos campi de Itabaiana e de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe. Desde então, o grupo tem trabalhado nas interfaces entre a teoria e o empírico de modo a produzir conhecimento crítico e científico. Ao longo dos últimos anos, o GEPPIP tem reunido estudantes e professores de várias áreas do conhecimento tais como Ciências Sociais, Comunicação social, Geografia, Ciências Biológicas, Turismo, entre outras. Em seu início o grupo dividia-se em duas linhas de pesquisa: processos identitários e conflitos ambientais e processos identitários e migrações. Com passar do tempo, questões relacionadas ao gênero, etnia e violência foram incorporadas e passaram a compor nosso campo de interesse e estudos e passaram a constituir novas linhas de pesquisa. Recentemente, o grupo passou a contar com a participação de pesquisadores estrangeiros. Em seu conjunto, o GEPPIP já demonstra sua capacidade de repercutir, academicamente, por meio da participação e publicação de resumos e textos completos em eventos nacionais e internacionais e publicações de capítulos de livro e artigos. Informações Adicionais: http://geppip.ufs.br/ e E-mail: geppip@gmail.com
Diáspora Atlântica dos Sefarditas: O Grupo de Pesquisa Diáspora Atlântica dos Sefarditas (GPDAS), liderado pelo Professor Marcos Silva, foi criado em 2008. O GPDAS reúne estudantes não só da graduação em História, mas também, em Ciências da Religião e, sobretudo, se destacou por oferecer suporte para o desenvolvimento de pesquisas de seus membros nos Programas de Pós-Graduação tanto de História quanto de Ciências da Religião. As pesquisas estão afeitas ao campo da História das Religiões e visam esclarecer o processo histórico vivenciado pelos sefarditas conversos judaizantes nos tempos modernos. A perspectiva ampla de interpretação com que trabalham seus pesquisadores é de uma guerra cultural multissecular travada no seio da “Civilização Atlântica” contra as forças reacionárias dominantes no antigo regime ibérico, sobretudo o Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. Além disso, a questão da consciência histórico religiosa dessa minoria é a grande ponte teórica de interlocução com as questões do tempo presente. Informações Adicionais: http://sefarditas.net.br; http://sefarditas.net.br/sinacripto/index.html; Email: sinacripto@sefarditas.net e silva.marcos@uol.com.br
Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais – LABEURC: Criado em 2001 e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Sociologia e ao Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Sergipe, o LABEURC, liderado pelo professor Rogério Proença Leite, é um grupo de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, voltado ao estudo da formação histórica do patrimônio cultural e seus processos contemporâneos de enobrecimento, bem como, para as investigações sobre a construção do espaço público e os modos de atribuição de sentidos aos espaços históricos das cidades em contextos de consumos culturais. Através de suas diferentes pesquisas, o Laboratório integra estudos sobre as sociabilidades urbanas, das formas de uso e apropriação dos espaços da cidade, em busca das conexões entre as manifestações culturais e identitárias com os processos de intervenção urbana, e suas implicações para a construção social dos lugares e para a demarcação social das territorialidades urbanas. O LABEURC coordena a Rede Brasil-Portugal de Estudos Urbanos que integra duas instituições portuguesas (Universidade de Coimbra e Universidade do Porto) e seis brasileiras (UFS, USP, UNICAMP, UFC, UFAM, PUC-SP), além de Universidades convidadas, a exemplo da Universidade Autónoma Metropolitana-Iztapalapa, México; da Universidad de Valladolid, Espanha e do GoldsmithsCollege, Londres. Informações Adicionais: www.labeurc.com.br; rproleite@pq.cnpq.br
Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM): O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia da História e Modernidade (NEPHEM), liderado pelo professor Edmilson Menezes Santos, vem, desde 1998, atuando na área da Filosofia da História e seu nexo com a modernidade, tendo como objetivo o estudo e a pesquisa dos clássicos desta área nos séculos XVII e XVIII, bem como, a repercussão por eles provocada na Filosofia Contemporânea. Poder-se-ia acrescentar a este grande objetivo, um outro não menos importante: estimular a pesquisa filosófica rigorosa, baseada numa estrita metodologia que tem na História da Filosofia o seu eixo principal. Neste sentido, o NEPHEM vem, desde aquela época, promovendo os seus Seminários de Pesquisa e Ciclos de Conferências (Nacionais e Internacionais). Além destes, o NEPHEM mantém ainda encontros periódicos para estudo e discussão do encaminhamento das pesquisas de seus membros, para os quais são convidados alunos e professores dos Cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da UFS, e demais interessados. Outro passo importante para o NEPHEM foi o seu vínculo ao GT-Filosofia da História e Modernidade da ANPOF, isto possibilitou que vários projetos de pesquisa fossem encampados em conjunto com outras instituições, a exemplo da Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Estadual de Santa Cruz e Universidade Federal do Paraná. O Grupo manteve a Revista Philosophica, que obteve classificação A no Qualis/Capes, e contou com a colaboração de pesquisadores ligados ao NEPHEM, tanto nacionais quanto internacionais (Canadá, França e Alemanha).
Estado, Capital, Trabalho e as Políticas de Reordenamentos Territoriais/GPECT/ UFS/CNPq: Este grupo é liderado pela Alexandrina Luz Conceição e está localizado no Laboratório de Estudos Agrários/LEA vinculado ao Programa de Pós Graduação de Geografia/ PPGEO/UFS. Desde sua criação, em 2006, tem possibilitado uma rede de conexões entre diferentes departamentos de diferentes universidades: Departamento de Geografia do Campus de Itabaiana/UFS); Departamento de Geografia/UNEB; Departamento de Pesquisa UESB (Campus de Conquista e de Feira de Santana); Departamento de Geografia da UNEB (Campus de Catité/BA); Departamento de Geografia Pernambuco (Campus Petrolina); Departamento de Geografia/UFAL (Campus Arapiraca e Maceió). O GPECT possui três linhas de pesquisa: Espaço Agrário; Teoria Regional: Teoria e Método. O Grupo tem publicado diversos textos em periódicos, além de capítulos de livros e da publicação de livros. Informações Adicionais: http://grupogpect.org
Educação (GEPED): Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação/GEPED liderado pela Professora Iara Maria Campelo Lima iniciou suas atividades em Abril de 2014. O grupo objetiva aprofundar estudos e pesquisas na área da Educação, desenvolvendo projetos associados às linhas de pesquisa “Formação de Professor: Memória e Narrativa, Aprendizagem, Alfabetização e Letramento e Diversidade e estudo do cotidiano de Práticas Educativas”. O grupo está em fase de organização, o fundante deste grupo de pesquisa está no caráter interdisciplinar focando atenção na investigação da educação que transversalisa e fortalece a pesquisa e a formação em todas as linhas definidas como eixo mobilizador da discussão de conhecimento e investigação da relação teoria e prática sobre formação, letramento e alfabetização na diversidade do cotidiano da prática educativa, assim como, na possibilidade de dar evidência e comprometer a relação da formação e prática pedagógica na parceria UFS e o ensino da educação fundamental da rede Pública. Informações Adicionais: 17iara.campelo@gmail.com
História Popular do Nordeste: Criado em 1997, o Grupo de Pesquisa História Popular do Nordeste (UFS/CNPq), coordenado, atualmente, pelo professor Antônio Fernando de Araújo Sá, constitui-se em um projeto intelectual que tem como uma de suas principais características a discussão interdisciplinar na produção de leituras originais das realidades nordestina e sergipana. A opção por métodos qualitativos, como a história oral e a observação participante, e a utilização de categorias como memória coletiva, representação e imaginário sociais reitera a necessidade de um amplo debate interdisciplinar, especialmente, entre história, estudos culturais e literatura, visando fundamentar as pesquisas do grupo. A produção acadêmica dos pesquisadores e estudantes associados ao grupo de pesquisa tem desenvolvido trabalhos na convergência entre os estudos relativos à história cultural e história da memória, por meio de conceitos e métodos que permitam um contato mais próximo com os universos simbólico e material das classes populares. A publicação da revista eletrônica Ponta de Lança: História, Memória & Cultura por parte do grupo de pesquisa tem sido o desaguadouro dessa produção intelectual em diálogo com outros pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras. Além disso, são realizados cursos de extensão com temas relacionados às pesquisas desenvolvidas, com intensa participação da comunidade universitária e do público em geral, bem como seminários de pesquisa. Informações Adicionais: hpopnet@uol.com.br; Blog.
Tempo Presente (GET): O Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET) foi criado no Departamento de História em 2009 e é liderado pelo professor Dilton Cândido Santos Maynard. O GET dedica suas ações à pesquisas voltadas para problemas como os extremismos, a intolerância e suas relações com as novas tecnologias da informação, principalmente, a Internet. O grupo também realiza estudos sobre as guerras do Século 20. Entre as ações desenvolvidas, destacamos a realização de diversos cursos de extensão, oficinas, além de seminários nacionais e da confecção de suportes didáticos voltados para a divulgação dos resultados de pesquisas (sites, vídeos, livros e catálogos). O GET edita as revistas Cadernos do Tempo Presente (ISSN 2179-2143) e Boletim Historiar (ISSN 2357-9145) , sendo esta última um periódico discente. Além disto, os integrantes do Grupo tem realizado projetos de intercâmbio com pesquisadores do Brasil e do Exterior. Um desdobramento importante do trabalho realizado pelo Grupo de Estudos do Tempo Presente reflete-se no ingresso de seus membros em cursos de mestrado e doutorado em diferentes instituições nacionais, bem como, a participação de seus pesquisadores em estágios de pós-doutorado e a aprovação de seus projetos por agências de fomento, tais como: CNPq, FAPITEC e Ministério da Cultura. O GET mantém, desde 2012, uma coluna semanal de divulgação científica no Portal Infonet. Informações Adicionais: www.getempo.org & dilton@getempo.org
História do Ensino Superior: O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História do Ensino Superior (GREPHES), liderado pela professora Eliana Souza, foi criado em outubro de 2011. O GREPHES iniciou suas atividades em março de 2010. O objetivo era desenvolver estudos associados à linha de pesquisa “História da Universidade” por meio do Projeto intitulado ”Universidade Federal de Sergipe de Escola Superior a Universidade Multicampi”. A produção acadêmica decorrente dos estudos iniciais resultou em variados artigos, monografias, dissertações e teses em andamento, além do livro “História e Memória – Universidade Federal de Sergipe (1968-2012)” financiado pela UFS. As ações do GREPHES tem por objetivo investigar as transformações históricas que resultaram na implantação e funcionamento da UFS. Além da História da instituição, interessam estudos sobre a construção de trajetórias de intelectuais da educação; práticas pedagógicas; criação, circulação e difusão de impressos; assim como, articular o ensino superior com a educação patrimonial e a história da expansão da UFS, em Sergipe. A produção acadêmica decorrente de estudos iniciais voltados para o realização do projeto (supra citado) vem se tornando, cada vez mais, um campo de pesquisa necessário para compreensão das modificações e permanências no âmbito da única instituição pública de ensino superior, em nosso Estado. Informações Adicionais: elianasergipe@uol.com.br; Facebook.
Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura: O Grupo de Estudos em Filosofia e Literatura (GeFeLit), liderado pela professora Jacqueline Ramos (DLI/UFS), congrega professores dos departamentos de Filosofia e Letras de diversas universidades (UFS, UFBA, UFPE, USP). Eminentemente interdisciplinar, o GeFeLit tem estabelecido uma agenda de atividade e discussões em torno das relações entre Filosofia e Literatura. O início das atividades do grupo remonta a 2008, quando realizamos nosso I Colóquio, que permitiu ensaiar as possibilidades de pesquisa nessa interface. Com a consolidação do grupo, em 2009, efetivamos o cadastro do GeFeLit junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Com o objetivo, então, de promover a pesquisa acadêmica a partir das interconexões possíveis oriundas das relações entre filosofia e literatura, o GeFeLit tem organizado eventos acadêmicos (“Colóquios Filosofia e Literatura” e “Seminários de Pesquisa”) com publicação de Anais, tem, também, mantido sua página na internet (www.gefelit. net) para divulgação e registro das atividades do grupo. A página também hospeda a revista lançada pelo GeFeLit em 2009, A palo seco (ISSN 2176.3356), que tem publicado trabalhos não só dos membros do grupo, mas também, de colaboradores externos. No biênio 2011-12, trabalhamos na especialização em filosofia e literatura, curso lato sensu desenvolvido pelo GeFeLit na UFS. O estudo das relações entre filosofia e literatura tem descortinado uma ampla gama de possibilidades, o grupo, então, tem organizado seus estudos em três linhas de pesquisa: “literatura e filosofia”; “literatura, filosofia e cinema” e “tradução de literatura e filosofia”. Informações Adicionais: www.gefelit.net; ramos.jac@uol.com.br
Normas Sociais, Estereótipos, Preconceitos e Relações Racializadas: O NSEPR, liderando pelo professor Marcus Eugênio Oliveira Lima, desenvolve pesquisas que partem do pressuposto de que o racismo é uma forma de negar, em maior ou em menor grau, a determinados grupos características da humanidade. Mais recentemente, o Grupo tem se interessado pelo estudo das diversas formas de manifestação do preconceito e pelas representações ou imagens sociais que as minorias e as maiorias têm sobre o preconceito e a discriminação. Com base nesses interesses de pesquisa, dois questionamentos principais norteiam os trabalhos que são desenvolvidos: 1) Qual a influência que determinadas normas sociais, especificamente, a norma do Igualitarismo e as normas da competição e do individualismo, têm no preconceito e no racismo e 2) Como se operam as expressões de preconceito e de racismo contra os vários grupos minoritários no nível dos processos controlados e automáticos ou inconscientes de resposta. Estudamos, ainda, as representações sociais sobre as minorias e suas relações com os processos cognitivos de estereotipia. Informações Adicionais: Blog.