No próximo dia 09 de outubro, das 9h às 12h, alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) promovem o Seminário Comunicação de Riscos frente às Mudanças Climáticas. O evento será realizado no Auditório do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e as inscrições já podem ser feitas via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa) da universidade.
De acordo com a professora Michele Becker, do Departamento de Comunicação Social (DCOS/UFS), a ação de extensão é a culminância da disciplina optativa de Seminários Temáticos V, na qual os futuros jornalistas debatem ao longo do semestre a importância da comunicação no contexto ambiental, sobretudo em tempos de eventos climáticos extremos.
“A comunicação de riscos e as mudanças climáticas são temas de extrema relevância na atualidade, visto que impactam diretamente a humanidade e o meio ambiente. A cobertura jornalística desses assuntos é fundamental para conscientizar a população sobre a gravidade desses problemas e para incentivar a adoção de medidas que visem a sua prevenção e mitigação. Além disso, a cobertura jornalística de eventos que tratam da comunicação de riscos e das mudanças climáticas pode ampliar o debate público, questionar discursos hegemônicos e dar voz a diferentes segmentos da sociedade, contribuindo assim para uma informação mais plural e democrática”, resume a professora.
Programação
O Seminário terá a participação de três especialistas na área: Cilene Victor, professora de Jornalismo da Universidade Metodista de São Paulo e coordenadora de Comunicação do Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil; Flávia Emanuela Cruz Almeida, coordenadora de Planejamento e Gestão de Riscos da Defesa Civil do Estado de Sergipe; e Robson Rabelo de Santana, coordenador geral da Defesa Civil de Aracaju.
Os palestrantes irão compartilhar suas experiências sobre como preparar a sociedade para os desafios impostos pelas mudanças climáticas. Juntos, abordarão temas cruciais como a necessidade de uma comunicação eficaz para mitigar riscos associados às mudanças climáticas e promover uma maior conscientização sobre questões ambientais.
“Esta é uma oportunidade imperdível para estudantes, profissionais e a comunidade em geral que se interessam por questões ambientais e desejam compreender melhor como a comunicação pode contribuir com a resiliência de nossas comunidades frente aos desafios do futuro”, complementa Michele.
O evento é uma realização do Departamento de Comunicação Social (DCOS), em parceria com o Laboratório Interdisciplinar de Comunicação Ambiental (LICA), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFS. A coordenação está a cargo da professora Michele Amorim Becker, enquanto a organização é de responsabilidade dos alunos de Jornalismo da turma de Seminários Temáticos V.
Com informações do DCOS