Ter, 29 de novembro de 2022, 09:36

Nota de Pesar
Nota de Pesar às vítimas do atentado em Aracruz

O Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe (CECH/UFS) lamenta, profundamente, as mortes de três professoras e de uma estudante, além dos feridos pelo ataque às escolas do município de Aracruz – ES, no último dia 25 de novembro do ano corrente. Todas/os que compõem o nosso Centro se solidarizam com familiares, amigos e comunidade das escolas atacadas, pois fere a nós também que somos professoras/es, servidoras/es, estudantes e trabalhadoras/es da educação!

Somos pais, mães, familiares e amigas/os que têm empatia com a dor daquelas/es que perderam seus entes queridos. Do mesmo modo, somos solidários com as/os feridos e por todos/as que passaram por momentos de terror provocados por esse ato repugnante.
Há muitas perguntas que precisam ser respondidas: o que motivou o ataque? Como foi planejado? Há ligação com grupos extremistas? A arma usada era do pai do jovem assassino?

São questões que urgem por respostas precisas e devem ser fruto de séria investigação policial, mas além delas, há outras que não se restringem à esfera da segurança pública, mas a toda sociedade brasileira: esse ataque à escola e a outras (em vários estados brasileiros), são frutos da política de liberação de armas à população civil? Continuaremos sendo alvo do ódio disseminado e armado? É esse cenário que assistiremos atônitos e imobilizados? Até quando?

Nosso pesar só poderá ter alento quando todos os atos contra a vida humana e a todos os seres vivos forem exemplarmente punidos! Justiça à Selena Zagrillo (12 anos), Maria da Penha Banhos, Cybelle Bezerra e Flávia Amboss Merçon!
Selena, presente!
Maria da Penha, presente!
Cybelle, presente!
Flávia, presente!