Seg, 14 de junho de 2021, 13:00

Curso de formação em audiovisual para educadores de Sergipe está com inscrições abertas até o próximo dia 18
Promovido pelo Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE/UFS), o curso será realizado no formato remoto

O curso "Travessias: Cinema, Educação e Direitos Humanos na rede básica de ensino de Sergipe" está com inscrições abertas até o dia 18 de junho, para docentes, gestores e agentes escolares da rede pública estadual de educação básica.

A extensão é uma etapa do projeto "Travessias", idealizado pelo Programa Interdisciplinar de Cinema e Educação (NICE/UFS) para profissionais de instituições públicas estaduais. Tendo como objetivo "promover a formação continuada de docentes, gestores e agentes escolares do ensino fundamental no campo da cultura audiovisual, suas linguagens e tecnologias, em projetos educativos, dialogando com a diversidade e com os direitos humanos".

O curso terá início no próximo dia 19 e fim no dia 27 de novembro. Ele é dividido em quatro módulos de 15h, entre atividades síncronas e assíncronas. Os encontros serão quinzenais, aos sábados, das 09h às 12h.

As inscrições podem ser feitas através da aba de extensão do SIGAA. Para realizar a inscrição, é necessário anexar um documento, redigido pelo próprio interessado, informando a escola de que faz parte, a função que exerce e um breve texto destacando suas motivações para fazer o curso.

Confira os módulos do curso:

Módulo 01 – Cultura Audiovisual e linguagem (15h)

Ementa: Apresentação e discussão geral da proposta de formação. Apresentação dos participantes e professores, com sensibilização a partir da atividade com o recurso de nuvens de palavras, expondo as expectativas dos professores em relação a formação. Cultura audiovisual e breve história do cinema. Introdução a linguagem audiovisual. Imagem e Som. Equipe de produção.

Módulo 02 – Cineclubismo (15h)

Ementa: Cinema, cineclubismo e educação: sensibilização para leituras críticas do cinema e formação de espectadores/as cidadãos/ãs. Cineclubismo, diversidades e direitos humanos: lei 13.006/2014 e sua aplicabilidade na escola; lei 11.645/2008 e a inserção da temática indígena na Educação Básica. Cineclubismo, memória e identidade social. Cineclubes nas escolas: experiências e acesso a acervos. Elementos para a criação de um cineclube (curadoria, organização de mostras e avaliação da atividade). O objetivo é apresentar um breve panorama em torno das relações entre cineclubismo, educação, democratização ao acesso de obras cinematográficas, formação cidadã e diversidades. Abordar tópicos necessários à implementação de um cineclube e à realização de mostras nos formatos presencial e remoto.

Módulo 03 – Tópicos em Cinema, Educação, Diversidade e Direitos Humanos (15h)

Ementa: Cinema-Educação: discussão da lei 13.006/2014, políticas públicas; Cinema, imaginação e invenção de mundos; Direitos culturais com ênfase no cinema (políticas de acessibilidade, fruição e difusão da cultura cinematográfica); Cinema, Direitos Humanos e discussões acerca da cultura de paz, não violência e direito à vida no ambiente escolar como promoção de sensibilização à compreensão do outro; Cinema, Gênero e Feminismos.

Módulo 04 – Fazer cinema nas escolas: dispositivos fílmicos (15h)

Ementa: Discutir o cinema como arte na escola. Apresentar estratégias de produção audiovisual em espaços educacionais, promovendo uma sensibilização para a realização fílmica, por meio de exercícios de imagem e som. Noções acerca da ideia de dispositivo fílmico. Como utilizar celulares para produção audiovisual. O cinema como arte na escola; O conceito de dispositivo fílmico; O celular como ferramenta de produção audiovisual.

Imagem de divulgação do curso
Atualizado em: Seg, 14 de junho de 2021, 13:00