O curso “Psicologia e Políticas Públicas de Assistência Social” está sendo oferecido pelo Departamento de Educação (DED) na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Com o objetivo de estudar a atenção psicológica oferecida pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o minicurso pretende ter duração de 20 horas e oferecerá 15 vagas.
Segundo informações da organização, o curso está associado “ao trabalho de formação complementar em Psicologia” realizado na UFS e é feito a partir de ações conjuntas com alunos do curso de Psicologia.
O minicurso será dividido em dois eixos: o primeiro centrado na “leitura histórico-genealógica da produção dos modos de vida institucionalizados com a Modernidade” e o segundo sobre a “política de assistência social em vigor no Brasil, dimensionando o SUAS”, ainda de acordo com a organização. Assim, as aulas pretendem fomentar uma visão crítica sobre a função da psicologia no atendimento a pessoas que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade social.
Para participar, é preciso realizar inscrição via SIGAA, na área de extensões. Confira a programação completa do curso:
20/01 - Apresentação da proposta do curso / Problematização do Contemporâneo
27/01 - Debate sobre o filme "O Espírito de 42" e Apresentação da estrutura do SUAS
03/02 - A invenção do Social
10/02- Notas para uma genealogia da pobreza no Brasil
17/02 - A psicologia na Assistência Social - OS Cras e as Artes de Governar / O SUAS e a formação em Psicologia: Territórios em Análise
02/03 - A psicologia na Assistência Social - A Polícia das Famílias
09/03 - A psicologia na Assistência Social - A que veio o CRAS?
16/03 - A psicologia na Assistência Social - Entre práticas emancipatórias e administração social?
23/03 - A psicologia na Assistência Social - Insistências entre o Vulnerável o Vencedor no Governo do Vivo