Sáb, 21 de dezembro de 2019, 20:13

Certificados do “Leituras para a Liberdade” são entregues às detentas
Na última quarta-feira, as participantes do projeto do CECH receberam a declaração de conclusão das atividades durante cerimônia no Prefem

As detentas participantes do “Leituras para a Liberdade”, receberam o certificado de conclusão das atividades do projeto na tarde desta última quarta-feira (18), no Presídio Feminino (Prefem).

Os certificados são referentes ao curso “Leituras literárias e Produção de texto” da primeira etapa da ação “Leituras para a Liberdade”. Com carga horária de 150 horas, o certificado garante as detentas participantes do projeto doze dias e meio de remissão da pena.

Durante a cerimônia de entrega dos certificados, a Dra. Profa. Ana Maria Leal Cardoso, diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) e idealizadora do projeto, salientou a importância da educação como meio para possibilitar “maior qualidade de vida no período pós-prisão”.

A cerimônia também contou com a presença do Coordenador de Reinserção Prisional da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), Genaldo Freitas, que ressaltou o valor da “qualificação e remissão através da ação pedagógica”. Durante a cerimônia também foram entregues certificados de exames supletivos

Para Juli (24), participante do “Leituras para a Liberdade”, receber um certificado é “gratificante” e funciona como uma resposta para sua dedicação com os estudos. A detenta, que fez parte das duas etapas do projeto, conta que leu quatro livros e que seu favorito foi “O Cortiço” de Aluísio Azevedo, lido por ela em formato de gibi.

O “Leituras para a Liberdade” é um projeto do CECH, em parceria com a Sejuc, que busca ressocializar as detentas através da realização da leitura e elaboração de resenhas de marcos da literatura. A ação surgiu do “desejo e comprometimento dos professores e alunos da UFS com a questão social”, de acordo com Ana Leal.

Atualmente, o projeto conta com 4 alunos bolsistas e 4 voluntários de variadas áreas de graduação, além de professores de 9 departamentos vinculados ao CECH.