Sex, 08 de novembro de 2019, 12:55

Eventos do Programa de Pós-Graduação em Letras são realizados durante a VI Semac
Com o tema “Linguagens e Resistência: Debatendo saberes, fortalecendo a pesquisa”, o X Enpole e o I STD aconteceram entre os dias 6 e 8 de novembro

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Sergipe promoveu, entre os dias 6 e 8 de novembro, dois eventos na VI Semac, a semana acadêmico-cultural. O X Enpole (Encontro de Pós-Graduação em Letras) e o I STD (Seminário de Teses e Dissertações) propuseram o compartilhamento e discussão de variadas pesquisas realizadas pelos docentes e discentes em letras, sob o tema “Linguagens e Resistência: Debatendo saberes, fortalecendo a pesquisa”.

O Enpole, em sua décima edição, foi limitado à um dia por questões financeiras. O encontro contou com a presença de diversos professores em palestras e mesas redondas para discutir variadas pesquisas sobre literatura e linguística.

Atividade obrigatória do PPGL, o STD, em sua primeira edição, aconteceu em dois dias. O seminário, baseado na mentoria, acolheu discentes do programa, que apresentaram seus recentes trabalhos para professores em busca de aconselhamento personalizado sobre os rumos das pesquisas.

Danielle Rodrigues, aluna do doutorado em Letras, representante discente do PPGL e organizadora de ambos eventos, enxerga o I STD como um "termômetro" para as próximas edições e acredita que o seminário está "cumprindo o seu papel" na divulgação e desenvolvimento das pesquisas. "A mentoria, ou seja, o aconselhamento que os docentes estão fornecendo aos alunos contribui com a nossa pesquisa, coloca outras vozes em debate e aumenta a profundidade do nosso trabalho. Outro aspecto positivo é a oportunidade de conhecer os trabalhos dos colegas, oportuniza o diálogo e disso podem surgir parcerias, grupos de pesquisa etc", comenta a doutoranda.

Para Lorena de Castro, doutoranda em Letras, representante discente do PPGL e parte da comissão organizadora, a realização do evento e a adesão por parte do público é satisfatória. "É muito importante que os discentes compreendam que, principalmente, no momento político pelo qual passamos, precisamos ter participação ativa nas universidades e buscar, sempre que possível, atualizar nossa formação enquanto professores", afirma a doutoranda.

A organizadora, que também apresentou sua pesquisa no seminário, acredita que esses eventos são importantes espaços de compartilhamento de saberes. "Tanto o Enpole, quanto o STD são eventos que propiciam aos discentes momentos e oportunidades importantes, pois podemos conhecer melhor os trabalhos de nossos colegas, compartilhar nossas pesquisas, conversar sobre outros pontos de vista e dialogar sobre perspectivas que podem enriquecer nosso trabalho. Além disso, os eventos são fundamentais para aproximar a graduação da pós-graduação e incentivá-los a seguir carreira acadêmica", conta Lorena.

Atualizado em: Ter, 03 de novembro de 2020, 11:05