Qua, 10 de julho de 2019, 18:30

UFS recebe rei de Ilobu no primeiro dia do Colóquio: Conexão Africae
O evento encerra suas atividades nesta quinta-feira (11).

O Colóquio Conexão Africae começou nesta quarta-feira (10), na Universidade Federal de Sergipe. O evento contou com a participação da comitiva do Rei de Ilobu, Asiru Olatoye OLANIYAN, além de receber o Prof. Dr. Ajibola Isau Badiru, um dos idealizadores do projeto que visa “fortalecer a internacionalização da UFS e estreitar seus intercâmbios de pesquisa e solidariedade acadêmica com instituições culturais de ensino, pesquisa e extensão do Continente Africano”.

No primeiro dia do evento, foi realizada uma mesa e conferência de abertura, além de uma apresentação cultural, assim como apresentação do desenho institucional da Conexão Africae. O rei de Ilobu, Asiru Olatoye OLANIYAN, foi o responsável pela conferência de abertura intitulada “A África Desconhecida: Poder e Tradição”, onde compartilhou histórias sobre sua vida e reinado, além de falar sobre a cidade de Ilobu. A apresentação do desenho institucional foi feita pelo Prof. Dr. Ajibola Isau Badiru, que acredita que o evento reafirma “o intuito de encontro de culturas, saberes e de relações”. O nigeriano ressaltou o caráter interdisciplinar, de integração social e de cooperação institucional do projeto.

Para a Profa. Dra. Nubia Dias dos Santos, uma das responsáveis pela organização do colóquio, o evento abre oficialmente o diálogo sobre internacionalização na universidade. Segundo ela, o principal objetivo do evento é “iniciar um processo de diálogo com algumas instituições africanas para estabelecer intercâmbio internacional entre a UFS e a África, somado também ao SOTEPP (Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas) da Unit/AL”.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO), a Profa. Dra. Ana Rocha dos Santos, as questões sobre educação, sustentabilidade e meio ambiente, abordadas pelo colóquio, são “preciosas” e precisam ser discutidas “para além das fronteiras”.

O Colóquio Conexão Africae foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB/UFS), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e com o Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Políticas Públicas (SOTEPP) da Unit-AL.

As atividades do evento terminam nesta quinta-feira (11). Confira a programação:

14h – Mesa de Abertura: Profa. Dra. Ana Maria Leal Cardoso (Diretora do CECH)

14h30 – Arte, Educação e Cultura na África e no Brasil

Prof. Gafarr Akinloye AFOLABI (Ilobu; Nigéria/Africa)

Prof. Dr. José Mário Aleluia Oliveira (DED/UFS)

Prof. Dr. Roberto Lacerda dos Santos (Departamento de Educação em Saúde/Campus Lagarto/SE)

Atualizado em: Sex, 30 de agosto de 2019, 12:04