Ter, 13 de junho de 2017, 15:45

E você, é a favor ou contra o “pixo”?
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre Pichações e Grafites dentro da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Há três anos, na Universidade Federal de Sergipe (UFS), foi aprovado um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado por Eudaldo Monção Rocha Junior, então graduando de Comunicação Social com Habilitação em Audiovisual.

Intitulado “O Muro é o Meio”, o documentário com quinze minutos de duração aborda as pichações e grafites nos muros do campus São Cristóvão da UFS como forma de expressão, reivindicação e protesto dos estudantes contra acontecimentos ocorridos entre os anos de 2008 e 2013 na Instituição.

Algumas das pautas do registro audiovisual são: A ocupação da Reitoria em 2008 por estudantes do campus Laranjeiras que reivindicaram melhorias na assistência estudantil; A ocupação de 2011 por estudantes de Comunicação Social que lutaram pela reestruturação do espaço físico do Curso, novos equipamentos e abertura de concurso para professores efetivos; O assassinato da funcionária Danielle dos Santos dentro do Restaurante Universitário. Todos esses pontos possuem profunda relação com o ato de pichar dentro do ambiente acadêmico.

A questão da marginalização do “pixo”, visto pela sociedade como algo transgressor e sinônimo de vandalismo, também é desconstruída ao decorrer do vídeo, evidenciando seu papel comunicador, questionador, promovedor de debates e discussões.

Para mais informações, acesse a fan page do Documentário no Facebook e/ou documento do TCC que está em anexo.

TCC - Documentário "O Muro é o Meio"

Atualizado em: Ter, 13 de junho de 2017, 17:37