Sex, 04 de agosto de 2017, 07:49

CAPES divulga Editais de Cooperação Internacional
Submissão de projetos ocorre até setembro

A saber:

EDITAL CAPES Nº 29/2017 - Programa Capes/WBI

Tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e belgas vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, públicos ou privados, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e belgas. O Programa WBI visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação nas modalidades doutorado sanduíche e pós-doutorado. O edital visa selecionar até cinco projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. Serão selecionadas propostas nas seguintes áreas de conhecimento: Tecnologias médicas; Ciências agrárias com ênfase em produção de alimentos; Engenharias com ênfase em mecânica de materiais, manufatura 4.0 e controle de sistemas; Ciências ambientais; Ciências da computação. Data Limite: 15 de setembro de 2017.

EDITAL CAPES Nº 28/2017 - Programa Capes/FCT

Tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e portugueses vinculados a Instituições de Ensino Superior (IES) e/ou de Pesquisa, públicas ou privadas, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e portugueses. O Programa Capes-FCT visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado sanduíche e pós doutorado. O edital visa selecionar até dez projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. As propostas podem ser das seguintes áreas do conhecimento: Ciências do Espaço (ex.: Engenharia Aeroespacial, Meteorologia, Climatologia, Astronomia); Transportes (ex.: Infraestrutura, Planejamento, Organização e Engenharia de Transportes e tráfego urbano); Direito; Ciências da Informação; Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Ciências Ambientais; Farmacologia. Data Limite: 22 de setembro de 2017.

EDITAL CAPES Nº 27/2017 - Programa Capes/Nuffic

Tem por objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e holandeses vinculados a Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa, públicas ou privadas, com o intuito de apoiar e fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e holandeses. O Programa Capes/Nuffic visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de graduação e de pós-graduação nos níveis de doutorado sanduíche e estágio pós-doutoral. O edital visa selecionar até cinco projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. As propostas podem ser das seguintes áreas do conhecimento: Ciências Ambientais; Ciências Agrárias; Ciências Sociais; Ciência da Computação; Medicina; Química; Física. Data Limite: 15 de setembro de 2017.

EDITAL CAPES Nº 22/2017: Programa Capes-JSPS

O Programa e o Edital Capes nº22/2017, por meio da seleção de projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos bilateralmente por grupos de pesquisadores brasileiros e japoneses, têm por objetivos: Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior ou Instituições de Pesquisa do Brasil e do Japão; Fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e japoneses; Fomentar a mobilidade de docentes e pesquisadores, bem como de estudantes de pósgraduação no nível de doutorado e de pós-doutorado. Data Limite: 6 de setembro de 2017. EDITAL CAPES Nº 31/2017 - Programa Capes/Harvard de Professor/Pesquisador Visitante Júnior Torna pública a seleção de candidatos para o Programa Capes/Harvard de Professor/Pesquisador Visitante Júnior. O Programa, por meio da concessão de bolsas na modalidade de pós-doutorado a professores efetivos de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, tem como objetivos: Incentivar o intercâmbio de conhecimento entre professores e pesquisadores do Brasil e da Universidade de Harvard; Contribuir para o estreitamento dos laços institucionais entre IES brasileiras e a Universidade de Harvard; Estimular a realização de pesquisas conjuntas entre professores e pesquisadores do Brasil e da Universidade de Harvard. Data Limite: Solicitação da carta de aceite de professor de Harvard: 1º a 30 de outubro de 2017; Inscrição dos candidatos na Capes com carta de aceite de Harvard: 1º de novembro a 15 de dezembro de 2017. CAPES - Chamada IODP para Expedição 378 Estão abertas as inscrições para a Expedição IODP 378 - South Pacific Paleogene Climate que ocorrerá no período de 14 de outubro a 14 de dezembro de 2018. Podem se inscrever pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (candidato com mais de oito anos de título de doutor), nas especialidades de: Biology, Microbiology, Inorganic Geochemistry, Organic Geochemistry, Geophysics, Hydrogeology, Hydrology, Lithostratigraphy, Logging, Igneous Petrology Log - Seismic Interpretation, Oceanography, Paleomagnetism, Paleontology (Diatom), Paleontology (Dinoflagellate), Paleontology (Megafossil), Paleontology (Foraminifer - Benthic), Paleontology (Foraminifer - Planktonic), Paleontology (Nannofossils), Paleontology (Phytoplankton), Paleontology (Radiolaria), Paleontology (Silicoflagellate), Paleontology (Other), Palynology, Petroleum Geology, Petrology, Igneous Petrology, Metamorphic Petrology, Physical Properties, Sedimentology, Seismology, Stratigraphic Correlation, Structural Geology, Downhole Measurements. Data Limite: 15 de setembro de 2017.