Ter, 16 de janeiro de 2018, 10:12

CECH marca presença na Feira de Sergipe 2018
Atividades se iniciam nesta terça-feira, 16 de janeiro

Organizada pelo SEBRAE, a 17ª edição da Feira de Sergipe ocorre na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, de 16 a 28 de janeiro, das 17h às 23h. Visando expandir o desenvolvimento cultural e turístico do estado, a Feira abre espaço para novas parcerias comerciais entre artesãos, empreendedores e a comunidade, além de exibir a riqueza da cultura sergipana, contando com mais de 100 estandes, em 13 dias de feira.

Em virtude da comemoração dos 50 anos da Universidade Federal de Sergipe, esta garantiu seu espaço no evento, visando mostrar as ações de ensino, pesquisa e extensão. Os Centros terão dias específicos para exibir seu material na Feira de Sergipe e, assim, o CECH estará presente nos dias 21 e 22 (domingo e segunda-feira). A programação, a saber:

Dia 21/01 (Domingo)

1. DMU – Departamento de Música

Título da atividade: Concerto musical

Resumo: minirrecital deviolão apresentando músicas da Andaluzia (região sul da Espanha): Soleá, Seguiriya, Polca e Bulerias e música brasileira.

2. DAVD – Departamento de Artes Visuais e Design

Professor: Rogério Torres da Silva

Título da atividade: Criação da marca UFS – 50 anos

Resumo: Apresentação do redesign do brasão e criação do selo dos 50 anos da UFS

3. NGCR – Núcleo de Graduação em Ciências da Religião

Professor: Luis Américo S. Bonfim

Título da atividade: Práticas votivas e a devoção ao Senhor dos Passos em São Cristóvão/SE

Resumo: apresentação de ensaio fotográfico (digital) e exposição de peças votivas e banner.

1. DLES – Departamento de Letras Estrangeiras

1.1. Professor: Elaine Maria Santos e Rodrigo Belfort Gomes

Título da atividade: Idiomas sem fronteiras e a internacionalização: visitando culturas, trilhando conhecimento.

Resumo: O idioma sem fronteira, implementado na UFS em 2013, ainda como inglês sem fronteiras, vem, desde então, trabalhando em prol da internacionalização da IES a partir de ações focadas no desenvolvimento linguístico de alunos e servidores. Nossa proposta é mostrar as ações e resultados obtidos nestes 5 anos

1.2. Professor: Dario Pagel

Título da atividade: A francofonia desembacou em Aracaju.

Resumo: Apresentação de ensaio fotográfico sobre o Congresso Internacional de Professores de Francês, em destaque a internacionalização da referente língua.

2. DCOS – Departamento de Comunicação Social (Audiovisual e Cinema, Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Jornalismo e Publicidade e Propaganda

Professores: Tatiana Guenaga Aneas e Diogo Velasco

Título da atividade: Diálogos democráticos: mostra de produtos do Departamento.

Resumo: Projeto do Jornal Mural Contexto, um produto do Curso de Jornalismo produzido pelos alunos. Projeção de fotos referentes ao In-Comunicações 2017.

1. DTE – Departamento de Teatro

Professor: José Roberto Santos Sampaio Título da atividade: Exposição de Máscaras

Resumo: Exposição das máscaras teatrais confeccionadas pelos alunos, para diferentes performances.

2. DFL – Departamento de Filosofia

Professor: Marcos R. F. Balieiro

Título da atividade: Apresentação do Curso e perfil do profissional com projeções de fotos de eventos para divulgação do curso.

Dia 22/01 (Segunda-feira)

1. DLEV – Departamento de Letras Vernáculas

1.1.Professor: Raquel Meister Ko Freitag Título da atividade: Diversidade Linguística

Resumo: Por que falamos diferente? Vamos explorar os aspectos fisiológicos, sociais e cognitivos de diferença linguística, a partir de pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudos em Linguagens, Interação e Sociedade do DLEV/UFS.

1.2. Professor: Alexandre de Melo Andrade e Ana Leal Cardoso Título da atividade: Mito e poesia do Nordeste

Resumo: apresentação da cultura literária nordestina por meio da expressão de mitos, poesias e declamações que caracterizam a religião.

2. DAVD – Departamento de Artes Visuais e Design

Professor: Germana Gonçalves de Araújo

Título da atividade 1: Oficina de “Lettering” com o público em geral.

Título da atividade 2: Apresentação do projeto “Design fora do Centro: reflexões metodológicas em design a partir de um projeto social.

Resumo: O projeto será apresentado em formato de vídeo (com 17 minutos) e exposição dos produtos gerados pelos alunos para o GACC/Sergipe.

1. DELI – Departamento de Libras

Professor: Alzenira Aquino de Oliveira

Título da atividade: Oficina de Libras.

Resumo: Esta ação tem o objetivo de contribuir para a inclusão das pessoas com surdez e a suprir necessidades básicas, como a comunicação, fator inerente ao ser humano. A função da proposta é suscitar nos participantes o desejo da comunicação com surdos.

1. DGE – Departamento de Geografia

Professor: Ronaldo Missura

Título da atividade: uso de Geotecnologias para modelagem espacial 3D.

Resumo: a atividade utiliza modelos digitais de elevação (MDE) da superfície terrestre para a visualização em terceira dimensão (3D), permitindo fazer modelagens ambientais e sobrevoos na superfície do relevo.

2. DPS – Departamento de Psicologia

Professor: Hector Julian Tejada Herrera

Título da atividade: Ilusões visuais – como nossos sentidos enganam.

Resumo: Realmente enxergamos corretamente aquilo que estamos observando? O estudo das ilusões visuais na área da psicologia da percepção traz elementos interessantes para essa discussão, mostrando que aquilo que enxergamos depende não só das propriedades físicas do objeto que estamos observando, mas também da maneira como nosso cérebro evoluiu para processar informação visual

Programação dos stands da UFS
Whatsapp image 2018 01 16 at 09.17.20