Qua, 16 de agosto de 2017, 08:20

DELIB promove I FORBAC e III FORLIC
Evento ocorrerá de 12 a 14 de setembro, na UFS

O Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (DELIB) da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe promove os Fóruns Permanentes das Licenciaturas (FORLIC) e dos Bacharelados (FORBAC), espaços de discussão que objetivam identificar e solucionar os maiores obstáculos tangentes à melhoria da qualidade de ensino. Este ano, o tema do I FORBAC será "Estágio supervisionado obrigatório e não-obrigatório: desafios e possibilidades" e o do III FORLIC será "Educação à distância e democratização da educação superior". O evento, que ocorrerá de 12 a 14 é destinado a toda a comunidade acadêmica, assim como empresas conveniadas. Cada fórum possuirá 150 vagas para o público interno e 50 para o público diverso. Confira a programação abaixo:

12 DE SETEMBRO

• 8h30 às 10h - Credenciamento
  • 10h - MESA DE ABERTURA. Local: Auditório da Reitoria.
    • Prof. Dr. Ângelo Roberto Antoniolli – Reitor
    • Profª Drª Iara Maria Campelo Lima – Vice-Reitora
    • Prof. Dr. Dilton Cândido S. Maynard - Pró-Reitor de Graduação
    • Prof. Dr. Lucindo José Quintans Junior - Pró-Reitor de Pós-Graduação
    • Profª Drª Alaíde Hermínia de Aguiar Oliveira - Pró-Reitora de Extensão
    • Prof. Dr. Antonio Ponciano Bezerra - Diretor do Centro de Educação Superior a Distância
  • 10h30 às 11h30 - CONFERÊNCIA DE ABERTURA. Local: Auditório da Reitoria. Tema: Os desafios da Educação Superior no Brasil
  • 14h às 17h – MESA-REDONDA 1 - I FORBAC. Local: Auditório da Didática V. Tema: Quais as expectativas da academia, organizações e estudantes em relação ao estágio supervisionado obrigatório e não-obrigatório?
  • Rodrigo Rocha Pereira Lima - Instituto EuvaldoLodi (IEL), Superintendente
  • Júlio César da Silva (CIEE Regional), Supervisor da unidade de Aracaju/SE
  • Profª Drª Alaíde Hermínia de Aguiar Oliveira (PROEX), Pró-Reitora
  • Lúcia Maria dos Santos Lima (DIEB/PROEX/UFS), Coordenadora
  • Profª Drª Patrícia Oliveira Santos (prograd/ Delib/Dibac), Coordenadora da mesa
  • 14h às 17h – MESA-REDONDA 2 – III FORLIC. Local: Auditório da Didática VI. Tema: Educação a distância e democratização da educação superior.
    • Prof. Dr. Luis Paulo Leopoldo Mercado, Professor titular da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
    • Prof. Dr. Antônio Ponciano Bezerra, Diretor do Centro de Educação Superior a Distância (UFS)
    • Prof. Dr. José Mário Aleluia Oliveira, Departamento de Educação (UFS)
    • Profª Drª Maria Neide Sobral (Prograd/ Delib/Dilec), Coordenadora da mesa

13 DE SETEMBRO

• 09h às 12h e 14h às 17h - Grupos de Trabalho do FORBAC.
    • GT-1: O estágio supervisionado obrigatório e não-obrigatório na formação profissional do estudante. Local: Sala 106, Didática VI
    • GT-2: A contribuição da supervisão técnica e orientação pedagógica, avaliação e autoavaliação do estudante no desempenho do estágio supervisionado obrigatório. Local: Sala 109, Didática VI
    • GT-3: O papel articulador das comissões de estágio para captação e operacionalização dos campos de estágio. Local: Sala 108, Didática VI​
  • 09h às 12h e 14h às 17h - Grupos de Trabalho do FORLIC.
    • GT-1: Oferta dos 20% da carga horária em EaD nos cursos presenciais. Local: Sala 103, Didática VI
    • GT-2: Metodologias interativas no ensino e na aprendizagem: avaliação, cadernos de aula, tutoria. Local: Sala 107, Didática VI
    • GT-3: Estratégias de melhoria de desempenho acadêmico dos cursos de licenciatura da UFS. Local: Sala 104, Didática VI

14 DE SETEMBRO