Sex, 28 de julho de 2017, 07:58

Ações de extensão na Universidade Federal de Sergipe
Eventos ocorrem entre a partir de agosto e proporcionam carga horária complementar

O CECH convida a comunidade acadêmica para participar das seguintes ações de extensão que ocorrerão na UFS a partir de agosto. As inscrições podem ser feitas pelo SIGAA e, ao participar, o estudante adquire carga horária complementar para a conclusão do curso. A saber:

1. Música e Cidadania;

Concertos OSUFS E CORUFS através do projeto Escola na Orquestra e Música e Cidadania, do município de São Cristóvão.

2. Reflexões Sobre a Vida – 2017.1;

O objetivo do curso de “Reflexões Sobre a Vida” é contribuir para esta noção; capacitar o participante a ter uma visão mais ampla da sua realidade como indivíduo e como cidadão, para ser um elemento ativo e transformador da realidade que está vivendo. Mostrar também que sua formação e a profissão podem ser vistas como ferramentas para a realização das mudanças que a sociedade almeja.

Carga horária: 30 horas

Quantidade de vagas: 50

Inscrições até: 31/07/2017

3. Clube de Leitura Criadora: a poética de Hilda Hilst;

Em prosseguimento às atividades do Clube de Leitura Criadora, o próximo encontro do grupo concentrará suas reflexões na obra de Hilda Hilst, especificamente, nos textos: “Cartas de Um Sedutor” (1991), romance que coroa a produção obscena da escritora; e “Sete Cantos do Poeta Para o Anjo” (1962), breve conjunto de poemas do período mais existencial que Hilda viveu em sua poesia; além de alguns fragmentos de entrevistas ofertadas pela autora no decorrer de sua carreira. A conjugação das duas obras citadas, mais do que representar as facetas profana e sagrada da poética hilstiana, dá-se no interesse de uma proposta que já é marca deste Clube de Leitura: refletir textos ficcionais e poéticos que versem sobre a própria literatura e seus impulsos de criação. A partir deles, serão discutidos aspectos gerais do imaginário legado pela escritora, constantemente marcado pela introspecção do ato criativo e por uma aposta na quebra de limites para que se pense o objeto literário como um dos derradeiros meios para o encontro do verbo humano e divino. Como de costume, é requerida a leitura prévia dos textos pelos participantes do evento, para que o diálogo se estabeleça. Mediante a inscrição, o coordenador da ação entrará em contato para informar sobre o acesso a eles.

Carga horária: 4 horas

Quantidade de vagas: 50

Inscrições até: 02/08/2017

4. PROGRAMA DE PRÉ-INCUBAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES DA UFS - 2017.1

As IES, através da aliança com as empresas juniores cumprem o seus papéis de difusores de conhecimento para a melhoria e desenvolvimento da sociedade. O grande desafio, tanto para o crescimento do número quanto da qualidade das EJs estará na capacidade das IES em formar estudantes com perfil empreendedor e qualificados para o mercado.

No programa de pré-incubação, as empresas receberão apoio, capacitação e qualificação para regularização junto à instituição, para se consolidarem no mercado e assim poderem realizar projetos com mais profissionalismo e confiança. No período recente, verifica-se interesse da Universidade Federal de Sergipe (UFS), através do Núcleo de Empreendedorismo e do Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Empresários Juniores na implantação do programa de pré-incubação como forma de capacitar e torná-las isonômicas. Ademais, estimular a ampliação do número de empresas juniores, pois quanto maior o número, maior a interação, troca de experiências e fortalecimento do Movimento Empresa Júnior (MEJ) sergipano.

O programa de Pré-incubação das EJs da Universidade Federal de Sergipe irá capacitar as empresas juniores já constituídas e as Inciativas de Empresa Júnior (IEJs), através de três módulos, são eles: Módulo I: Regulamentação; Módulo II: Modelagem e Plano de Negócios, e Módulo III: Gestão e Empreendedorismo. Os módulos estão estruturados de modo a capacitar as EJs e regulamentá-las junto a Universidade Federal de Sergipe colaborando também com o processo de federação das empresas junto a Federação Sergipana de Empresas Juniores (SERJÚNIOR).

Carga horária: 64 horas

Quantidade de vagas: 80 vagas

Inscrições até: 05/08/2017

5. I SEMINÁRIO SERGIPANO DE DIÁLOGO INTERRELIGIOSO

Evento realizado em parceria entre o Núcleo de Graduação em Ciências da Religião (NGCR/UFS), a Comissão de Liberdade Religiosa da OAB/SE e a Diretoria de Direitos Humanos da Prefeitura de aracaju.

O evento tem como finalidade discutir academicamente a relevância do Diálogo Interreligioso em contribuição para a laicidade do Estado e também para as quetões relacionadas com os direitos humanos, bem como sensibilizar as lideranãs religiosas do estado de Sergipe para a importância do Dialogo Interreligioso para a construção de uma cultura de respeito à diversidade religiosa.

Carga horária: 12 horas

Quantidade de vagas: 300

Inscrições até: 15/08/2017

6. IV Encontro Fé & Saber

O Encontro Fé & Saber chega a sua quarta edição com um histórico de grande repercussão e sucesso na comunidade acadêmica e extra-acadêmica da Universidade Federal de Sergipe. Em sua primeira edição, apresentou o Prof. Dr. Arthur Grupillo (DFL-UFS) um panorama da história da instituição universitária desde o período medieval até nossos dias e desenvolveu os pressupostos institucionais e epistemológicos para um “diálogo engajado” entre a universidade e as demais questões abrangentes da vida, normalmente de natureza religiosa, que são relegadas a instituições como igreja, família, etc. Consideramos que, com a presença dessas questões na vida pública e profissional, a universidade não pode deixar de assumir o papel de orientadora nos estudos liberais de grandes tradições religiosas, da literatura, em contato com a perspectiva de auxílio ao estudante quando diante de “grandes questões” da existência. Esta ideia confronta diretamente uma concepção restrita de universidade como voltada apenas para uma formação profissionalizante. Nas suas segunda e terceira edições, o evento contou, respectivamente, com o Prof. Dr. Karl Kienitz (ITA-SP), que desenvolveu as possibilidades de discussão ética em engenharia quando motivadas ou não por perspectivas religiosas, e com o Prof. Dr. Roberto Covolan (Unicamp), que relacionou uma cosmovisão teísta com as evidências hoje disponíveis na física para a teoria de um universo em expansão. Nesta quarta edição, teremos a parceria da ABC2 (Associação Brasileira de Cristãos na Ciência) e da ABUB (Aliança Bíblica Universitária do Brasil), com o objetivo de tornar a presença do movimento estudantil religioso na universidade mais próxima das discussões científicas e filosóficas sobre questões de fé, contribuindo para um “engajamento científico” de discussões que, de um modo ou de outro, já são levados adiante pela comunidade acadêmica estudantil, ainda que eventualmente sem orientação e formação específica.

Carga horária: 8 horas

Quantidade de vagas: 200

Inscrições até: 29/08/2017

7. Curso de extensão: Metodologia do ensino da Filosofia para professores da rede pública estadual;

A presente proposta de projeto de extensão tem como objetivo realizar um curso de capacitação para os profissionais que lecionam Filosofia na rede pública estadual de Sergipe. O interesse em promover esta capacitação surge com base nos dados quantitativos da realidade sergipana. Dos 364 docentes que ministram esta disciplina na educação básica, cerca de 18,95% têm formação específica, sendo os demais formados em outras áreas do conhecimento. Esta realidade não difere da nacional, onde 21,8% dos professores de Filosofia têm formação específica. Esta proposta se insere na nova política nacional de formação continuada, estabelecida em 2015 por meio do Parecer nº 02/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Do ponto de vista operacional, esta capacitação consistirá em cursos focados na Avaliação em Filosofia, enfatizando a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na construção da relação entre ensino-aprendizagemavaliação. Para o cumprimento do objetivo aqui proposto, a oferta da capacitação respeitará a divisão organizacional da Secretaria Estadual de Educação (SEED), ou seja, haverá uma capacitação nas 9 (nove) Diretorias Regionais de Ensino (DRE’s) e na Diretoria de Ensino de Aracaju (DEA).

Carga horária: 20 horas

Quantidade de vagas: 30

Inscrições até: 31/07/2017


Atualizado em: Sex, 28 de julho de 2017, 08:30