Sex, 12 de maio de 2017, 17:53

Seletiva de Xadrez para os Jogos Universitários Brasileiros - JUBS 2017
Seletiva Sergipana Universitária de Xadrez ocorrerá nos dias 17 e 18 de junho de 2017
Cartaz de divulgação

Durante os dias 17 e 18 de junho de 2017, ocorrerá a Seletiva Sergipana Universitária de Xadrez, nos naipes masculino (absoluto) e feminino, no Auditório do Departamento de Filosofia e de Psicologia (UFS), visando os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) que serão realizados de 18 a 24 de outubro em Goiânia/GO. A primeira rodada iniciará às 9h e, a depender do número de participantes, teremos entre 4 e 5 rodadas, no Sistema Suiço.

As inscrições poderão ser feitas entre 05 e 15 de junho via WhatsApp (79-8813-5297) ou email: scacorumludus@gmail.com, a taxa de inscrição cobrada será de R$25,00 e os estudantes da UFS deverão procurar a Coordenação de Esportes (COPRE) para a sua isenção. A premiação será em medalhas para os três primeiros de cada naipe.

Vale salientar que houve uma alteração quanto à faixa etária dos participantes, a partir de agora é entre os 18 e 25 anos, cujo objetivo é atender às mudanças ocorridas na Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU).

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE XADREZ

1. A competição de Xadrez será realizada de acordo com as Regras Internacionais da FIDE, salvo estabelecido neste Regulamento.

Parágrafo Único: Poderão participar na etapa estadual dos Jogos Universitários de Sergipe – JUS 2016, os atletas nascidos de 1992 a 1999.

2. O(a) aluno(a)-atleta deverá comparecer ao local de competição com o seguinte material:

2.1. Um jogo de peças padrão oficial;

2.2. Um relógio digital (preferivelmente) ou analógico de Xadrez em perfeito estado de funcionamento;

2.3. Uma caneta esferográfica.

3. As competições serão disputadas pelo sistema suíço em até 05 (cinco) rodadas com a utilização de programa de emparceiramento especifico (Swiss Manager ou Swiss Perfect), sendo adotados na ordem os seguintes critérios de desempates:

3.1. Confronto direto;

3.2. Maior número de vitórias;

3.3. Buchhols com corte do pior resultado;

3.4. Buchhols sem corte;

3.5. Sonneborn-Berger;

4. O tempo de reflexão para cada aluno-atleta será de 61 (sessenta e um) minutos nocaute ou 45min + 16seg de bônus.

5. Não serão permitidos empates sem o consentimento da arbitragem com menos de 30 (trinta) lances;

6. O aluno-atleta perdedor por ausência (WxO) terá como prazo final até o término da rodada para apresentar à Arbitragem justificava formal assinada por sua IES, caso contrario será expulso da competição. O prazo para caracterização do WxO será de 30 (trinta) minutos contados a partir do início da rodada.

7. A Reunião Técnica da modalidade tratará de assuntos referentes à competição, tais como: ratificação de inscrições, orientações gerais, além de outros assuntos correlatos.

8. Terminada a competição serão declarados: Campeão, Vice-campeão e 3º colocados, nos naipes masculino e feminino, os atletas com maior número de pontos em cada naipe.

9. As competições serão realizadas obedecendo ao seguinte programa horário: 1ª rodada: dia 17/06 – sábado: 9h; 2ª rodada: dia 17/05 – sábado: 11h10min; 3ª rodada: dia 17/05 – sábado: 14h10min; 4ª rodada: dia 18/05 – domingo: 9h; 5ª rodada: dia 18/05 – domingo: 11h10min;

Parágrafo Único: as rodadas poderão ser antecipadas caso terminem mais cedo;

10. Os casos omissos serão resolvidos pela Coordenação da modalidade, com anuência da Direção geral, não podendo essas resoluções contrariar as Regras oficiais e o Regulamento Geral.

Fábio da Rocha

Diretor Técnico de Xadrez